TOPO

SOBRE A CARTA
Naipe:
Quatro de Espadas
Verso:
"Paga o que deves: ao que tributou, tributo; a quem te valorizou, valor; ao que honra, honra."
Chaves:
REFLEXÃO - INTROSPECÇÃO ESCLARECEDORA - ISOLAMENTO - PERCEPÇÃO PROFUNDA DOS PRÓPRIOS VALORES - CONSCIENTIZAÇÃO
Astro:
Netuno
Cabalah:
F - 7
Sobre:
Aprender a diferenciar o que é seu do que é dos outros é o grande desafio desse arcano. Quais são os seus propósitos? Quais são as suas habilidades? Hora de rever o que você tem que ninguém tem e impor a sua diferença.
Você estava imerso em problemas que não eram seus. Quando convivemos muito perto, por muito tempo, como no casamento ou no ambiente de trabalho, é normal, infelizmente, que aceitemos a projeção dos problemas alheios. Fazemos isso inconscientemente, assim como nós também projetamos as nossas dificuldades nos outros. Não é à toa que costumamos dizer que quando alguém aponta a falta alheia, está apontando a própria falta.
Este é um momento que você vai isolar esses traumas das críticas alheias e reconhecer as próprias dificuldades. A consciência da interferência de outras pessoas pode acontecer quando nos isolamos da situação problemática, por exemplo, em uma viagem. Como também, quando o nosso potencial é revelado em um ambiente ou trabalho novo, ou a conquista da atenção de alguém admirável, ou de uma relação afetiva.
No âmbito familiar, esta é uma carta muito importante, que marca a solução de problemas que resgatam o seu orgulho.
SIMBOLOS
Plano Espiritual:
"A virtude humana da contemplação interior."
No Plano Espiritual, o círculo com um ponto no centro representando o sol, o dia ou um dia de sol. Acima dele, um campo florido com flores de lótus. Juntos eles criam fases como estação de cheia do Nilo ou estação de semear. O sol é um símbolo do Self, indicando que o processo da carta o leva a identificar melhor o seu Eu. Você está dando um grande passo em seu processo de individuação.
Plano Mental:
"O princípio do isolamento."
No Plano Mental, a Deusa Nuit,
deusa do céu e da ordem celestial, em atitude de adoração, mas mostrando reserva. Significa o respeito às leis da natureza, principalmente em relação ao tempo. Mostra que o processo tem seus passos, que nem tudo depende da própria pessoa (lembrando o Arcano #17), reforçando assim o sentido desta carta de ser um compasso de espera, onde você está mais lúcido em relação à percepção da sua história, compreendendo melhor seu sentido de vida. As flores de lótus no campo e na cabeça da deusa Nuit são símbolos de Shiva.
Plano Fisico:
"A Solidão como ato de concentração do ânimo."
No Plano Material, a estrela flamígera, representando, como Hadit, a força de vontade. O fato de ela estar neste plano, mostra que esta força estava a nível inconsciente e que deve ser resgatada. No antigo Egito, ela significa Tuat, o mundo interior. Em conjunto, os símbolos desta carta representam a paz interior e a necessidade da conexão entre a matéria e o espírito para atingir tranquilidade. A união de Shakti e Shiva, Nuit e Hadit, positivo e negativo, Bá e Ka. A felicidade e as transformações começam de dentro pra fora.
EXEMPLOS
Exemplos:
Resolver problemas e mal-entendidos. Se o ambiente está muito confuso, tente sair de dentro da situação. De longe, poderá ver melhores soluções.
Amor:
Isolamento de problemas que atingiam o relacionamento ou isolamento do casal, trazendo esclarecimentos dos problemas.
Trabalho:
Os impedimentos estão se dissolvendo e você está encontrando oportunidades para provar sua competência. Não deixe as dificuldades e os problemas alheios te enfraquecem. Concentre-se nos seus objetivos, reveja seus feitos no passado e compare com o que está vivendo agora. Verá que você não tem culpa de nada e que é hora de se afastar daqueles que estão procurando "defeitos" nos outros. Liberte-se e verá que tudo fica mais fácil.
Familia:
Brigas na família, mas boas notícias. Você encontrou o argumento certo para se livrar das culpas e obrigações. Filho(a) advogado(a).
Caracter:
Introvertido. Preservado. Pensador.