TOPO

SOBRE A CARTA
Naipe:
Dois de Ouro
Verso:
"Caminhes pé ante pé cuidadosamente, ferramentas na mão laboriosa."
Chaves:
TRANSIÇÃO DE UM CICLO - CONCLUSÃO DE UMA ETAPA - RUPTURA COM SITUAÇÕES DE MAIS DE SETE ANOS - DÚVIDA EM RELAÇÃO AO FUTURO
Astro:
Mercúrio
Cabalah:
T - 5
Sobre:
Esta carta representa um momento de desorientação vivido entre dois ciclos. Percebemos que não queremos nada mais do passado, mas ainda não sabemos bem o que queremos para o futuro. Está muito claro tudo o que não nos serve mais, porém os novos caminhos ainda não foram totalmente abertos.
Mudanças radicais estão apontando, é necessário romper com os laços estabelecidos. A vontade é de seguir para o futuro, mas a carta indica a existência de amarras que precisam ser eliminadas. São aquelas situações que você já vem vivendo há sete anos e que já esgotou tudo o que podia aprender com elas.
Mudança radical ou decisão para essa mudança, porém, com certa desorientação, pois ainda não existem muitos esteios para o novo ciclo.
Viagem para cidade longe ou outro país. Mudança de moradia, que pode ser até em outra cidade. Saída de um emprego ou de uma atividade que durou pelo menos sete anos.
SIMBOLOS
Plano Espiritual:
"A virtude humana de reconhecer e refletir."
No Plano Espiritual, o Babuíno, que representava o deus Thoth, o Deus da Lua, sabedoria, escrita, matemática. A luz da lua de Thoth ilumina quem vaga na escuridão da noite, assim como seu livro, “O livro dos Mortos”, guia a alma pelo submundo. “O livro dos Mortos” eram feitiços e orações inscritas em túmulos que ajudavam o espírito a domar feras, adquirir alimentos e também ensinava o caminho para o lugar no qual se celebrava o julgamento de Osíris.
Plano Mental:
"O princípio da associação das ideias."
No Plano Mental, um jovem guerreiro andarilho em uma posição que representa o livre arbítrio. Com os pés voltados para o passado e o rosto indicando o anseio pelo futuro, representa a necessidade de se romper com os laços da infância para se dedicar às funções de adulto.
Plano Fisico:
"A Desorientação como ato de recapacitação."
No Plano Material, uma chapa com uma inscrição que significa escuridão. No geral, indica que a pessoa vem de um momento de indecisão e incerteza, por isso, está desorientada. No futuro, a sabedoria, representada por Thot no plano espiritual, irá orientar o indivíduo.
EXEMPLOS
Exemplos:
Viagens. Sair de uma casa onde você morou por muito tempo. Mudança de emprego. Ruptura de relacionamentos antigos. Mudança de estado civil.
Amor:
Você está cansado da sua vida afetiva. Não quer nada do que vem vivendo nos últimos anos, mas não sabe como mudar isso ainda. É provável que ocorra uma mudança no seu estado civil ou de situação. Pode falar da ruptura de algo que estava atrapalhando a relação afetiva ou da ruptura de uma relação de mais de sete anos. Um estrangeiro pode estar tirando seu sossego.
Trabalho:
Fim de uma etapa. Você já fez o que podia, cresceu e contribuiu. Mesmo ainda sem rumo, é melhor sair do que você já sabe que não dá mais. Uma viagem ou viajante pode ajudar nessa transição. Solte-se, o mundo é grande e cheio de possibilidades.
Familia:
Transformação, viagens, mudanças. Cortes são naturais quando um ciclo se fecha. A criança nasce, cresce e desprende-se da família para criar a própria vida.
Caracter:
Pessoa de outra cultura ou que viaja muito, ou que mora em outra cidade. Pessoa um pouco desorientada.