TOPO

SOBRE A CARTA
Naipe:
Rei - Naipe do Espírito
Verso:
"Sê em tuas obras como és em teus pensamentos."
Chaves:
Início de um novo setênio - Criação de uma nova estrutura – Construção de uma melhor forma de expressão de si mesmo - Definição de metas e objetivos - Reencontro de um sentido para a vida - Incorporação e uso dos dons - Self
Astro:
Sol em Leão
Cabalah:
Aleph - 1
Sobre:
Os Arcanos Maiores descrevem um ciclo de sete anos. Em cada setênio, realizamos uma tarefa cármica, que consiste em desenvolver e passar a utilizar um novo conjunto de dons. De 1 a 22, os Arcanos Maiores descrevem a trajetória que percorremos para atingir esse objetivo. A primeira carta indica um momento em que você vai renovar seu sentido de vida e definir os objetivos para os próximos sete anos. O Mago mostra que, para iniciar uma nova etapa, você fará uma grande depuração, eliminando tudo o que não precisa, e reunirá apenas o necessário para este reinício.
A primeira carta do Tarot mostra a essência do ser. O menino representa o espírito, expressa os dons e as potencialidades que já nascem conosco. Os símbolos na mão e na mesa representam os instrumentos que todo ser humano traz para se inserir no ambiente e cumprir a sua missão, que é utilizar a sua singularidade. Ou seja, O Mago indica que temos tudo o que precisamos para realizarmos essa tarefa e que cabe a nós nos mobilizarmos para a ação.
Neste reinício, você tem muitos planos e tem muitas ferramentas para construir um alicerce sólido para crescer. Tem nas mãos os instrumentos básicos para isso: o espelho, o vaso, a espada e a moeda. Eles significam os quatro setores fundamentais da vivência humana:
Com o espelho, que representa o poder de transformar a natureza para suprir as suas necessidades, você vai construir uma base sólida para o seu desenvolvimento. Vai redefinir moradia, fonte de renda, cotidiano, laços afetivos. Enfim, todos os esteios para a sua subsistência e conforto material e emocional.
Com o Vaso, que representa o coração ou a Alma para os egípcios, você vai buscar uma melhor adaptação ao ambiente: vai querer se inserir na sociedade com um novo perfil. Vai criar uma melhor maneira de se expressar dentro dos limites do seu ambiente. É hora de definir melhor quem você quer ser e quem você quer ao seu redor.
Com a Espada, que representa a necessidade humana de imprimir sua identidade, você vai buscar no seu cabedal, que é único (dons, na sabedoria herdada ou adquirida por meio dos interesses particulares de cada um), quais os ideais e as qualidades necessárias para se expandir nesse momento e quais as dificuldades a superar para poder realizar seus objetivos.
Com a Moeda, que representa a busca da Beleza e do Saber, você vai definir um novo rumo para sua vida. Baseado nos seus interesses, você vai buscar conhecer e se relacionar com aqueles que têm os mesmos valores.
Vai analisar o quanto está sendo útil e o que está ganhando com isso, sabedoria e bens.
A carta número um representa um momento em que a pessoa está se centrando e identificando tudo o que ela precisa para iniciar uma nova etapa de vida. Ela aparece quando a pessoa está começando o setênio.
Por isto, é a carta que indica o início de situações importantes que englobam uma necessidade de reorganizar todos os quatro setores mais importantes, relacionados com os quatro naipes: estruturas de sobrevivência (paus); posição social e manifestação dos dons (copas); realização pessoal (espadas); e aprendizagem e manipulação do autoestímulo (ouros).
Pode significar: um emprego onde a pessoa vai desenvolver uma nova profissão; entrada na universidade (sendo que esta é, realmente, uma oportunidade para o desenvolvimento dos dons); início de um relacionamento com a Alma Gêmea; nascimento de um filho; construção de casa; início de um trabalho estável; negócio próprio. Qualquer atividade que começa com esta carta perdura por, no mínimo, sete anos.
SIMBOLOS
Plano Espiritual:
A síntese do todo a iniciação nos mistérios e o poder para decifrá-los e servir-se deles.
Os olhos de Uatchet, Ra ou Hórus, são citados em diversos mitos egípcios. Por exemplo, no duelo contra Seth, o deus do deserto e das tempestades, Uatchet foi esquartejado e depois reconstruído por Hathor e Thot. Os olhos representam as fases da lua e o eclipse, o sol e a lua (Ra e Thot), símbolo da vida, ressurreição, cura e proteção.
Plano Mental:
"O poder volitivo, de transmutação e da coordenação. Da aptidão para propor, considerar e resolver os problemas, despertar e dominar as paixões."
A figura principal desta carta é um jovem, filho de Faraó (Akhenaton, Setna ou Nefrekeptah), curioso em descobrir os segredos da vida. Ele se depara com vários objetos que o ajudam na jornada em que está prestes a embarcar. A “Jornada em Busca do Ser.
Na frente dele está um cubo, com a inscrição do pássaro Íbis, símbolo do deus Thot, o grande Mago Egípcio, deus da sabedoria, da magia, da ciência, do tempo, da astronomia e da escrita. O Tarot em si é considerado “O livro de Thot”. Então, como a primeira carta do tarot, esta é a primeira página do “Livro de Thot”, que, de acordo com a mitologia egípcia, contém toda a sabedoria dos deuses.
Sobre o cubo estão a moeda, a espada e o vaso, que juntos do bastão da mão do Mago, formam os quatro instrumentos que o menino vai ter que aprender a usar para poder se inserir dentro do seu universo, que para nós significa o ambiente determinado pelo momento histórico no qual vivemos. Esses quatro objetos estão relacionados com os quatro naipes do baralho e com os quatro objetos que aparecem ao redor do mesmo personagem no Arcano do Regresso (carta 22).
Bastão espelhado: Naipe de Paus. É o primeiro instrumento que ele vai ter de aprender a utilizar para criar o reflexo da sua mente no mundo físico. Mostra a tarefa de criar estruturas básicas: estudos, sobrevivência, casa, estabilidade emocional. Com o Bastão Espelhado, o menino conquista o Cajado, símbolo da autonomia, que aparece na carta 22.
Vaso: Naipe de Copas. Representa a tarefa do indivíduo de estabelecer papéis de acordo com seus dons para conquistar seu espaço dentro da sociedade. Com o vaso, ele atinge a Pele de Leopardo, símbolo da maioridade e do sacerdócio.
Espada: Naipe de Espadas. Utilizando-se da Espada, o menino terá que descobrir como utilizar seus talentos para promover a evolução da humanidade, realizando assim sua função como indivíduo. Dominando o Crocodilo, que representa as forças de manutenção do já estabelecido, no Arcano do Regresso.
Moeda: Naipe de Ouro. Através da Moeda, o Jovem terá de aprender a discernir o valor das suas capacidades e do conhecimento adquirido e saber canalizar o uso disso de acordo com seu sentido de vida para obter o crescimento e o saber, representado pela Chave da Sabedoria na figura do sacerdote da carta 22.
Dentro do cubo Íbis, a ave sagrada representa Thot, o deus chamado o “Um”, que era autogerado e autoproduzido. Representa a unicidade do Ser.
Plano Fisico:
"A organização dos elementos naturais e o domínio das forças em movimento, dando aptidão para adquirir e dispor, criar modelos e aplicar"
Temos nessa carta dois cubos: um no Plano Material, outro no Mental. O cubo representa a bagagem que todo indivíduo traz na sua essência: Dons, virtudes, memória genética e vidas passadas.
Astro e a Casa:
O Sol em Leão
Princípio:
"O Mago criador no ato de criar."
Dica da Cabalah:
“Os mistérios do bom guia. Representa a unidade, a unicidade, o princípio das coisas, o pai, o mundo como manifestação, o homem como unidade vivente completa em si mesma, o fundamento, a razão dos atos."
EXEMPLOS
Exemplos:
Trabalho ou negócio onde a pessoa vai desenvolver uma nova profissão. Entrada na universidade (sendo que esta é, realmente, uma oportunidade para o desenvolvimento dos dons). Início de um relacionamento com a Alma Gêmea. Nascimento do primeiro filho. Construção de casa
Amor:
Você resplandece e está sendo visto (a)! Se sua Alma Gêmea ainda não está ao lado, agora, com certeza, ela vai te achar! Ano para casar ou gerar um filho.
Trabalho:
Início de um trabalho estável. Negócio próprio. O empreendimento ou atividade que começa com essa carta perdura por no mínimo 7 anos. Carreira sólida. Esteio para atividades a longo prazo.
Familia:
Início de uma nova fase na vida da família. Nascimento de um filho. Compra de uma propriedade.
Caracter:
Sólido. Concreto. Coeso. Iniciador. Mestre. Iluminado. Pioneiro