A Imperatriz

Arcano Maior

TOPO

carta

SOBRE A CARTA

Naipe:

Naipe do Espírito

Verso:

"Tecendo está teu tear, telas para teu uso e telas que não irás usar."

Chaves:

REORGANIZAÇÃO DE CONTEÚDOS INTERNOS E EXPANSÃO DE NOVAS RELAÇÕES - ELABORAÇÃO MENTAL - PLANEJAMENTO - CRIAÇÃO DE ESTRATÉGIAS - ORGANIZAÇÃO - REFORMA

Astro:

Júpiter em Sagitário

Júpiter é o regente de Sagitário e sua influência atua no sentido da expansão, ampliando tudo o que toca, favorecendo o pensamento estratégico, pois tem noção do todo. Além disso, ultrapassa as fronteiras enxergando longe, como se pudesse prever o final de todos os processos. Júpiter é o grande benéfico do zodíaco e, em Sagitário, traz também a sorte e as benesses.

Cabalah:

Ghimel - 3

GHIMEL: “O dinamismo vivente. Representa a natureza divina, o organismo em função, a conjunção das forças que tendem ao mesmo fim, a matriz universal em seu trabalho criador, o Verbo em função”.

Sobre:

O terceiro Arcano do Naipe do Espírito representa o poder da mente, o raciocínio e a capacidade de estabelecer relações. A expressão e a comunicação. Portanto, é um momento de organização geral.

Internamente, uma nova forma de associar os conhecimentos e os instrumentos. Externamente, a expansão das relações. Você se sente como se fosse um artesão e estivesse tecendo uma série de novas relações. Está assumindo tudo o que pode usar da sua bagagem: seus conhecimentos, seus dons, suas capacidades. E está buscando colocar pequenas raízes dessa teia em todas as oportunidades que a sociedade lhe oferece.

É um momento de criar condições para se expandir. Você está organizando a sua vida de uma nova forma, a partir dos conhecimentos adquiridos.

Momento mais de planejamento do que de ação. Reflexão, raciocínio. Você está conseguindo explicar melhor aquilo que pensa, organizando de uma forma mais objetiva os seus planos. Muita criatividade e rapidez nas associações. Cuidado para não ficar só na razão. É hora de expandir seu espaço na sociedade e isso exige muita diplomacia, que não falta para quem está simbolizado pela Imperatriz.

O raciocínio está muito ativado. Você descobrirá outras maneiras de associar suas experiências e suas capacidades. Descobrirá novas combinações com as mesmas roupas. E conseguirá integrar partes suas que estavam desconectadas. 

Ampliação das relações com o ambiente. Muita criatividade na solução dos problemas. Clareza. Facilidade de expressão das ideias. Abertura de canais de comunicação. Conforme a posição desta carta no jogo, por exemplo, no tema do jogo, significa que a reestruturação interna é mais intensa. Se ela aparecer na periferia do jogo, indica a organização de projetos.

Como uma aranha, você que compor uma grande teia. De um lado, você seleciona e recombina seu cabedal de conhecimento,  instrumentos, suas habilidades, e experiências. Do outro lado, as oportunidades que estão disponíveis para você no seu ambiente. Mas, o melhor, é que você poderá descobrir novas formas de aproveitar melhor o que tem.

SIMBOLOS

Plano Espiritual:

"O conhecimento do oculto e do manifestado, o passado e o porvir fazendo-se realidade no presente."

A aura da Imperatriz invadindo o Plano Mental – Em volta da cabeça da Imperatriz há as 12 estrelas do zodíaco. As estrelas são símbolos de Sebec: o Crocodilo (Áries); Ma´au, o Gato (Touro); Atum com a Cora Dupla (Gêmeos); Mut, a Leoa ou Papirus (Câncer); Tefnut, a Leoa (Leão); Nut, a Vaca (Virgem); Ma´at, a Balança da Justiça (Libra); Khensu com uma Ankh (Escorpião); Mentu, a águia (Sagitário); Thoth, o Ibis (Capricórnio); Qeb, o Ganso (Aquário) e Hathor como um Riacho (Peixes).

Plano Mental:

A idealização, generalização e manifestação, o espiritual, o mental e o físico, Criação, Conservação e Renovação.

A Imperatriz está sentada em um trono coberto com uma toalha xadrez modelado como tecelagem de tapetes. A arte da tecelagem era ensinada para as mulheres por Isis em sua forma de Mãe-Deusa. Então, a Imperatriz é associada à fertilidade e à organização da civilização da deusa Ísis.  Nas mãos da deusa, o bastão representando o poder sobre o corpo e a matéria. Pairando na frente dela, Nekhebet, a guardiã do rei e também protetora das mulheres durante o parto. Associada com a fertilidade do Nilo, mulher de Hapi, o Rei do Nilo, que representava a água do rio, enquanto Osíris era a força da fertilização. Nekhebet era a Deusa do Egito Alto e era companheira de Wadjet, a Cobra Deusa do Egito Baixo.  Coletivamente, elas simbolizam a união do Egito e o poder de diplomacia da Imperatriz. Ela é a mente, a conexão entre o material e o espiritual.

Plano Fisico:

Tendência a expansão, multiplicação e concretização das ideias, desejos e atos que expressam a vida interior.

A lua crescente como símbolo da criatividade, da criação e da elaboração mental.

Astro e a Casa:

Júpiter em Sagitário

Princípio:

A Imperatriz no ato de fazer-se manifesta sua potência."

Dica da Cabalah:

GHIMEL: “O dinamismo vivente. Representa a natureza divina, o organismo em função, a conjunção das forças que tendem ao mesmo fim, a matriz universal em seu trabalho criador, o Verbo em função”.

EXEMPLOS

Exemplos:

Planejamento. Organização. Reforma.

Amor:

Estabelecer limites e acordos. Planejar a vida a dois, filhos ou construção. Expansão da vida social.

Trabalho:

Elaborar projetos. Divulgar. Ampliar contatos, investir na diversificação do ambiente. Estabelecer sociedades.

Familia:

Planos para o futuro. Reorganização dos bens.

Caracter:

Atividade mental intensa, raciocínio. Estrategista.