TOPO

SOBRE A CARTA
Naipe:
Naipe do Espírito
Verso:
"No trabalho de tuas mãos, dê graças e no teu pensamento põe coração."
Chaves:
AUTONOMIA - INDEPENDÊNCIA - CONQUISTA DE UMA POSIÇÃO QUE PERMITE O DESEMPENHO DOS DONS - PODER SOBRE SI
Astro:
Urano em Aquário
Cabalah:
Daleth - 4
Sobre:
O Imperador está no ápice da pirâmide do Naipe do Espírito. Representa o Homem se percebendo inteiro. A percepção do EU. A autoafirmação. Representa a capacidade do homem de impor seu personagem.
Todos nós temos a necessidade de ocuparmos um espaço dentro do nosso ambiente. Esse espaço é composto de uma série de papéis, onde exercemos nossos dons e realizamos nossos ideais. Cumprindo funções nesse universo, você vai ter a sensação de poder determinar sua vida.
O Imperador traz uma força muito grande para você se assumir, usar suas capacidades e conquistar seu espaço na sociedade. Você perceberá que pode obter o que precisa para se manter. Está gerando sua própria vida e ganhando autonomia. Com isso, você quer mais liberdade. É o momento de se impor através do uso dos seus dons para inserir-se na sociedade.
Quanto mais explorar as suas potencialidades, mais segurança vai adquirir. É a parte masculina se manifestando. O poder de realização do EU.
Os quatros primeiros Arcanos projetam nossas essências e se associam aos nossos modelos de ser. Duas figuras para o masculino, O Mago e O Imperador, e duas para a parte feminina, A Sacerdotisa e a Imperatriz. Mas, pode-se dizer, que neste arcano se configura a imagem do Homem total, que reúne as quatro partes.
No Mago, a essência divina, na Sacerdotisa, o ser sensível, na Imperatriz, o raciocínio, e no Imperador, o Homem se completa com o poder criativo, que marca a característica da sua espécie.
Poucos Arcanos Maiores podem apontar pessoas, salvo as 4 primeiras cartas. Com O Mago, e o Imperador, podemos ter a representação do Pai, e com a Sacerdotisa e a Imperatriz, a representação da mãe, principalmente se elas vêm em um jogo onde também aparece o Arcano 10, A Retribuição. Associadas com cartas que falam do amor, como a Sacerdotisa, O Eremita e A Inspiração, essas cartas também podem representar a pessoa que o consulente está se relacionando.
Quando o Imperador aparece, indica que você conquistou sua independência. Está inteiro. Tem o poder sobre si mesmo e de realizar o que projetou. Fala da conquista de uma posição de mais destaque.
Você quer ter o controle sobre a sua vida e mais poder para a realização da própria vontade. Está reconhecendo capacidades e conhecimentos que te trazem independência e autonomia. Se sentirá apto a promover as mudanças que precisa e realizar seus planos.
Impor uma nova forma de ser. Desenvolver atividades que tragam independência. Tomar atitudes para afastar pessoas ou atividades que reprimem o desenvolvimento dos seus ideais.
SIMBOLOS
Plano Espiritual:
"Materialização constante da virtude do homem a progressão hierárquica em que se manifesta a vida."
Osíris invade este plano com sua Coroa, que representa o Baixo Egito. É também o símbolo da individualidade. Tudo aqui representa o indivíduo.
Plano Mental:
As quatro concordâncias de Afirmação e Negação, Discussão e Solução em seu trabalho de concretização.
Esta carta retrata Osíris em sua fase de Faraó. Como um grande governante, Osíris promoveu a transformação de um povo nômade, que vivia da coleta e do canibalismo, para um povo civilizado, construindo cidades, definindo leis e utilizando agricultura e pecuária. Osíris está sentado em seu trono, um cubo, símbolo da individualidade. Dentro do cubo, duas espadas, que simbolizam a missão, a determinação. Ainda dentro do cubo, encontramos a estatueta de um gato, símbolo da Bastet, a deusa da fertilidade, da família, do prazer, da dança e da música. Ele tem nas mãos o bastão, símbolo do poder sobre a matéria.
Plano Fisico:
Realização das coisas materiais, a cristalização do esforço e a obtenção do poder.
Dentro da chapa, um hieróglifo, que significa habitar, residir, e em cima, um cetro, Uas, que simboliza força, poder e governança, ambos reiterando o significado do Imperador, de poder sobre si próprio, sobre as pessoas e sobre o ambiente ao seu redor.
Astro e a Casa:
Urano em Aquário
Princípio:
"O Imperador no ato de reger seus domínios."
Dica da Cabalah:
Daleth: Princípio da unidade materializada, a vontade, a autoridade e o poder
EXEMPLOS
Exemplos:
Impor uma nova forma de ser. Desenvolver atividades que tragam independência. Tomar atitudes para afastar pessoas ou atividades que reprimem o desenvolvimento dos seus ideais.
Amor:
Aprender a viver só.
Trabalho:
Imponha seu valor. Todo mundo tem um espaço reservado para exercer seus dons. Use os seus.
Familia:
Adquira a independência e terá mais respeito.
Caracter:
Dominador. Autoritário. Independente. Líder nato.