A Paixão

Arcano Maior

TOPO

carta

SOBRE A CARTA

Naipe:

Rei do Naipe do Corpo

Verso:

"Fizeram-me guarda de vinhas, e a vinha que era minha, eu não guardei."

Chaves:

MOBILIZAÇÃO DE FORÇAS PARA PROMOVER A TRANSFORMAÇÃO DAS SITUAÇÕES - ABRINDO ESPAÇO PARA A REALIZAÇÃO DE OUTROS IDEAIS - MOMENTO LIMITE - INSATISFAÇÃO MOVENDO ÀS MUDANÇAS

Astro:

Leão, morada de Netuno

Netuno em Leão nesta carta representa a dissolução do ego. O signo de Leão simboliza as paixões, a força e a autenticidade do ser humano. Netuno neste caso ativa o fogo leonino diluindo as ilusões acerca de si mesmo para que a criatividade aflore.

Cabalah:

Samekh - 15

Samekh: O símbolo do mistério da luz astral em circulação. O princípio da vontade individual, o atrativo do mistério, o fogo criador, o destino como causa eficiente.

Sobre:

O ser humano no ato de realizar sua própria missão. A Paixão, ou o Diabo no baralho convencional, significa a capacidade que o homem tem de interagir de uma forma criativa e consciente no seu ambiente.

Nos dois últimos naipes (do Espírito e da Mente, cartas 1 a 14), o indivíduo identificou quem ele é, descobriu talentos e especialidades e já definiu qual sua função. Agora, iniciando o naipe do Corpo, é hora de agir.

Esta carta mostra que você se sente insatisfeito com uma série de coisas na sua vida. Faz muito tempo que você não faz o que quer e sabe que não adianta mudar uma coisa só. A realidade está clara à sua frente, você tem uma direção a seguir. Tem direitos e razão de defender a sua Vontade. É hora de reunir toda essa insatisfação e aceitar o desafio de promover uma grande transformação. Você ultrapassou os seus limites, não está suprindo suas necessidades e não tem espaço de ação. Reúna sua sabedoria, suas especialidades, seus talentos, suas capacidades e coloque a sua realização em primeiro lugar, porque agora ou vai ou racha.

Este Arcano indica que a pessoa está muito mobilizada emocionalmente. Muitas vezes, esta carta dificulta a interpretação do jogo, pois o consulente está alterado e não consegue enxergar com clareza a situação que está vivendo, tendo uma tendência em culpar as outras pessoas pelo seu insucesso. Mostra um momento em que a pessoa está mobilizada para uma mudança, para uma transformação na vida.

 

Esta carta expressa um grande desafio. Você se sente numa situação emergente. Não tem outra saída além de tomar uma decisão. O que importa mesmo é abrir espaço para impor sua própria vontade. Não renuncie aos seus ideais. Neste momento, você está com raiva do mundo. Tente perceber que, na realidade, você está procurando uma mudança na sua situação e não está conseguindo. E a tendência, nesta hora, é culpar tudo e todos. Ninguém tem culpa de nada que está acontecendo com você, na realidade, foi você quem deixou que tudo chegasse ao ponto que está. Assuma suas capacidades e seus ideais e passe a agir em prol de si. Use essa insatisfação como mola da mudança. Liberte-se dos preconceitos e lute por você.

Em uma posição periférica do jogo, esta carta mostra desafios menores, por exemplo, um concurso, vestibular, ou um projeto profissional que é um desafio.

SIMBOLOS

Plano Espiritual:

"A manifestação da vontade individual, força refratária a ordem estabelecida e princípio que incita a desvelar os mistérios."

A cabeça e a coroa invadem este plano, onde se encontram as plumas de avestruz, símbolo da deusa Maat, representando a Justiça e a Verdade. Também vemos na coroa os chifres de bode e de veado e sobre os chifres, as duas cobras com o ovo na cabeça, que simbolizam o grau elevado de iniciação de Deus.

Plano Mental:

"A cadeia de paixões, a força dos desejos, a constante controvérsia em que se agita o ânimo e nos impulsiona a buscar o oposto."

No plano mental, temos o Deus Khnum, homem com cabeça de carneiro, deus criador que, em sua oleira, modelou o ovo de onde o sol nasceu e também as primeiras crianças. Ele possuía todas as forças que compõem o mundo: Ra, o Sol, Shu o ar, Osíris o submundo; e Geb, a terra. Em mitos anteriores, Khnum era considerado o deus das Cataratas do Rio Nilo, líder de sua própria Tríade de Deuses que representavam as diversas regiões do rio.

Um mito interessante contado por Ptolomeu é o “O Mito da Seca de Sete Anos”, que dizia que houve um período de 7 anos em que as Cheias do Nilo foram insuficientes para irrigar as lavouras na beira do Rio. À procura de uma solução, o Faraó decidiu visitar o Deus do Nilo, Khnum. Khnum era o “porteiro”, que abria o portão permitindo a cheia das águas. O Faraó foi à ilha de Elefantina e fez uma cerimônia de sacrifício dedicada ao Deus. Khnum apareceu para o Faraó e reclamou que ninguém cuidou de seu santuário, mesmo tendo tantas pedras disponíveis na vizinhança para serem usadas na construção. O Faraó prometeu corrigir seu erro. Desse dia a diante, o Faraó passou a cuidar do santuário e as enchentes voltaram a ser fartas ao longo do Nilo.

Com isso, a carta 15 diz que você vem de um período de muita insatisfação ou de muita energia acumulada. Agora já deu, é hora de tomar uma atitude, é hora de expressar seus sentimentos e usar suas emoções e frustrações como motivação. O cajado na mão esquerda representa o poder, a hierarquia, o desejo de ter poder sobre sua própria vida e universo, e ter poder de criação dos dons.

A cobra da mão direita representa a Deusa Uadjit, deusa protetora do baixo Egito. Em mitos egípcios, a naja Uadjit muitas vezes aparecia protegendo o rei de seus inimigos. Ela simboliza a força para punição e luta pela justiça

Plano Fisico:

"Tende aos processos, à regeneração, aos desejos intensos, à malícia, à discórdia, ao temor, à cólera, ao fogo e à água que o apaga."

Neste plano, uma pirâmide, que representa a força  da terra, e um buraco negro representando o impulso da evolução. Significa o impulso da transformação gerado pelas carências do universo. Ou seja, no passado você já sentia falta de se realizar.

Na escrita Egípcia, a figura representa o hieróglifo que significa “dar”.

Astro e a Casa:

Leão, morada de Netuno

Princípio:

"A Paixão no ato de emanar seus fluidos potenciais."

Dica da Cabalah:

Samekh: O símbolo do mistério da luz astral em circulação. O princípio da vontade individual, o atrativo do mistério, o fogo criador, o destino como causa eficiente.

EXEMPLOS

Exemplos:

Grande mudança. Desafios para você dar um salto na sua vida. Libertação de situações que vêm te constrangendo, reprimindo. Grande empreendimento. Paixão. Impulsividade.

Amor:

Isso significa uma paixão. Quer dizer que você está aprendendo a amar uma parte de si que não gostava ou não conhecia. Nesses momentos, é comum nos apaixonarmos por uma pessoa que se identifica com essa parte, mas geralmente apenas com essa parte. Por isso, não significa que seja a sua alma gêmea. Talvez seja um pouco difícil convencer você agora de que a pessoa amada não é seu verdadeiro parceiro ou parceira. Mas, atenção: será que sua paixão se identifica com todas as suas partes? Essa relação pode ser uma porta para um amor mais profundo.

Trabalho:

Mostra um momento de força para promover transformações em sua vida profissional. E assumir seus talentos e investir nos seu sonhos.

Familia:

Insatisfações e frustrações estão te motivando a fazer certas mudanças em casa ou na forma de se relacionar com seus familiares.

Caracter:

Impulsivo. Namorador. Explosivo. Revolucionário. Batalhador. Artista. Ator. Dançarino. Escultor. Esportista. Líder.