TOPO

SOBRE A CARTA
Naipe:
Ás
Verso:
"Que seu segredo não entre em minha alma, nem no seu porto o meu navio."
Chaves:
ESTADO DE CONSCIÊNCIA PLENA - TRANSIÇÃO - FIM DE UM SETÊNIO, INÍCIO DE UM NOVO - DESORIENTAÇÃO PRÓPRIA DA MUDANÇA DE FASE - RUPTURAS DE SITUAÇÕES QUE SE DESENVOLVERAM NOS ÚLTIMOS SETE ANOS.
Astro:
Peixes, morada de Vênus
Cabalah:
Thaw - 22
Sobre:
A última carta dos Arcanos Maiores, ou a Zero em outras versões do Tarot, ou até mesmo sem número, representa o Homem no seu estado essencial. O Adão no paraíso, o feto dentro do útero, a consciência em um momento de conexão integral com o cosmos.
É quando nos percebemos desorientados, pois acabamos de cumprir uma longa jornada de sete anos, seguindo um determinado sentido de vida e realizando uma série de tarefas, como criar estruturas e conquistar espaço e relações para poder realizar os ideais estabelecidos. E agora? Tudo realizado. Não queremos mais nada do passado, mas, ao mesmo tempo, ainda não sabemos para onde ir. Contudo, é necessário romper os laços estabelecidos e isso implica em cortes de situações, de raízes profundas que duraram, no mínimo, sete anos.
Esta é uma carta que mostra um fecho da estrutura que você criou, das relações, dos objetivos e da aprendizagem. Então ela é a síntese de todos os 4 naipes. E é comum que esses naipes pareçam no jogo junto com ela. Por isto, significa um momento de transição, uma revolução em todos os aspectos.
Mostra que você, neste último setênio, construiu uma base que não te serve mais, mas que você tem os elementos para compor uma base nova; conquistou um espaço na sociedade, mas esse espaço não te satisfaz mais. E você está buscando um papel novo na sociedade também.
Nesses últimos 7 anos, você desenvolveu uma série de objetivos. Realizou-se naquilo que havia estabelecido, mas agora a sua vida está sem desafios e você quer novos ideais. Ou seja, você aprendeu o que queria aprender. Assim, esta carta aparece trazendo rupturas de situações que você convive, no mínimo, há 7 anos. Por isso, ela pode significar separação no casamento, mudança de casa, de emprego, término da faculdade, enfim, mudanças significativas.
SIMBOLOS
Plano Espiritual:
"A inescrutabilidade das leis divinas, o mistério da razão das coisas, o transcendente de que está acompanhado todo o ato."
A eclipse representando a mudança de fase, do escuro para o claro; da ausência à presença de luz; do desconhecido para o conhecido; do caos, representado pelo deus Seth, para a ordem, representada pela restauração do sol durante o eclipse pela magia de deus Thoth.
Plano Mental:
"O princípio da credulidade como síntese da ignorância, a ousadia como causa do erro, a temeridade como elemento de perigo."
Ani, o personagem principal do livro dos Mortos, saindo triunfante da Casa da Luz, tendo realizado o ritual de Iniciação dos sacerdotes, carregando ao seu redor suas conquistas – a pele de leopardo, o cajado (Uas), a chave ansata e o crocodilo.
Ele está envolto com a pele de leopardo, vestimenta própria dos sacerdotes, simbolizando a conquista do status elevado. Também vestida no fim do ritual “abertura da boca”, indicando que Bá (alma do morto) está livre do corpo e pode sobreviver (respirar, comer e beber no submundo). Representa a realização do Trabalho de Copas: a implantação do jogo de personagens necessários para a manifestação dos dons desenvolvidos no setênio dentro do ambiente social.
Na mão esquerda, o Cajado, mostrando que ele tem seu rebanho e sua plantação, resultado do Trabalho de Paus, representando que ele conquistou as estruturas básicas no ciclo passado.
Já na mão direita, a Chave da Sabedoria (A cruz Ansata), mostrando que ele aprendeu tudo o que deveria aprender neste setênio, o resultado do Trabalho de Ouros, a consciência e o uso dos conhecimentos.
Plano Fisico:
"Tende aos processos que favorecem a imprudência, a extravagância, o delírio, o desvanecimento, o desenfrear nas paixões em busca de gratificação."
Os planos se unem em torno da figura central. Do plano material, emerge o Crocodilo, símbolo das forças subterrâneas dominadas. O Crocodilo reúne toda a matéria prima a ser aperfeiçoada. Representa a conquista do Trabalho de Espadas, a realização dos objetivos cármicos, da transformação dos dons em capacidades. E, através delas, o exercício do Dharma. O barco também simboliza a mudança de fase, a transformação, sendo que na mitologia egípcia o barco era o veículo que levava o sol em sua jornada pelo céu.
Astro e a Casa:
Peixes, morada de Vênus
Princípio:
"O Regresso como o ato de reintegração."
Dica da Cabalah:
Thaw: O mistério da lei que compreende todas as leis. O princípio da luz que vivifica, o calor vivente, a transmigração da alma através de infinitas experiências, o conhecimento como expoente de todas as realidades.
EXEMPLOS
Exemplos:
Mudança de casa, de cidade ou de país. Corte com atividades e relações com pessoas que você já mantém há mais de sete anos. Viagens que se transformam em um marco. Mudança de estado civil.
Amor:
Mudança total no seu cenário afetivo. Nos últimos sete anos, você viu um projeto que agora está se findando. Se este projeto era profissional e sua vida afetiva ficou de lado, agora é hora de ela ressurgir. Porém, se você está em uma relação há tantos anos ou mais, é hora de avaliar se vocês ainda estão na mesma página.
Trabalho:
Você terminou um projeto que englobou todos os setores. A nova vida te espera. Para poder iniciar a nova trajetória, é necessário redefinir os objetivos. Qual é a estrutura que você precisa? Qual é o ambiente que te proporciona o melhor desenvolvimento dos seus talentos? Quais são os interesses que vão reger seus objetivos? Qual é o sentido que vai dar para sua vida agora? Todas essas dúvidas fazem parte dessa transição.
Familia:
Transformações na vida familiar. Mudanças, viagens longas, ou pessoas chegando de fora. Período de uma certa instabilidade.
Caracter:
Visionário. Livre. Mutante. Louco.