O Hierarca

Arcano Maior

TOPO

carta

SOBRE A CARTA

Naipe:

Naipe do Espírito

Verso:

"Ouvir havia te ouvido, mas agora que meus olhos vêem é que meu coração te sente."

Chaves:

AÇÃO - TRABALHO - CONSTRUÇÃO - CONCENTRAÇÃO NA CRIAÇÃO DE BASES - ESTABELECIMENTO DE RELAÇÕES ESTÁVEIS - CASAMENTO

Astro:

Mercúrio em Virgem

Mercúrio é regente de Virgem, por isso, esta combinação fala sobre aplicar o raciocínio, o pensamento e a lógica para o mundo da matéria. Sendo Virgem um signo do elemento terra, pode-se dizer que o que antes vivia só no pensamento, agora está sendo modelado e preparado para existir no plano físico.

Cabalah:

He - 5

He: O mistério do fogo vivente que só se infunde e difunde. A luz divina, a luz que vivifica, a religião universal, a iniciação nos ritos sagrados

Sobre:

O Hierarca, aqui representado pelo deus Anúbis, foi companheiro de Thot na mumificação do corpo de Osíris. Sendo assim, ele é o sacerdote, administrador das atividades e rituais dos templos no Egito e guardião dos tesouros dos sacerdotes. Representa nossa capacidade de produzir os elementos necessários para a sobrevivência.

É uma carta que diz da necessidade de criar bases para o desenvolvimento dos ideais. Você está em busca de uma estabilidade maior. Quer sentir-se mais confortável e está se empenhando para adquirir elementos que te proporcionem isso. O coração também quer paz, assim, você busca uma relação harmônica e durável.

O Hierarca pode ser associado a Cristo, pois ele representava a conexão entre o divino e o mundano, a materialização do espírito. Porém, na figura do filho de Deus como criador, não um místico.

O Hierarca é um mágico no poder de concretizar o que idealiza, mas com sua criatividade e iniciativa. Assim, representa um período de muito empenho na realização de um projeto. Isso explica porque aparece durante a gravidez, na construção de uma casa, no início de um projeto ou até mesmo no início de uma relação afetiva, quando os noivos estabelecem os acordos para a convivência. 

É um momento muito prático. Esta carta mostra que a pessoa tem o poder para realizar o seu trabalho e está muito empenhada nas atividades às quais está se dedicando. É uma carta de ação. Demonstra um período de muito trabalho. Você está envolvido na construção de estruturas básicas que vão lhe proporcionar estabilidade.

É um momento de empenho nos alicerces da sua carreira, para estudar, adquirir conhecimentos, relacionamentos para formar uma rede, compra de equipamentos, construção de uma casa ou até para a consolidação da relação afetiva, ou mesmo para abrigar um filho que está sendo gerado.

O Hierarca representa o empenho em criar bases sólidas. Você quer paz, está em busca uma vida harmônica e estável e tem o poder para realizar o seu trabalho. 

Enfim, este Arcano indica que é o momento de trabalhar, de definir as regras básicas de convivência com os que estão ao seu redor, pois você quer um alicerce para poder renascer e iniciar um novo ciclo.

SIMBOLOS

Plano Espiritual:

"A Lei Universal através da qual o Criador se manifesta nas suas criações, o sentido místico, a quintessência das coisas, o magnetismo cósmico.”

O Deus Chacal, Anúbis, chega neste plano com suas orelhas. Ele é o deus que realiza a mumificação, o embalsamador. Representa o feitor, o realizador, o arquiteto. Acima dele, um hieróglifo que significa força.

Plano Mental:

“A Lei da Liberdade, o conhecimento, o domínio das paixões e a identificação com nós mesmos e os demais”.

O Deus Anúbis, representado com o corpo de homem e a cabeça de chacal ou cachorro, considerado a divindade mais importante de Amenti, do mundo subterrâneo, o Acusador das Almas no juízo de Osíris. Denominado o Embalsamador, ele é quem mumificou Osíris. Sua origem nos mitos é ambígua. Às vezes, ele é visto como filho adúltero de Osíris com Nefth, ou filho de Nefth e Set. Outras vezes, ele é visto como o quarto filho de Rá, sendo designada a ele a tarefa da Criação.

Sacerdotes vestidos de Anúbis eram os trabalhadores do templo e realizavam as cerimônias funerárias, como a cerimônia da abertura da boca, ritual que capacita o morto a respirar, beber e comer no mundo dos mortos. Anúbis também liberta Ba, a alma do morto, do corpo, que pode então se unir a outra parte da alma, Ka, que representa a força vital, e juntas formam a Ahk, a forma mais espiritual e imortal da alma. 

Anúbis é aquele que faz a conexão entre os planos material, mental e espiritual. Ele tem o poder para criar, concretizar, trazer para a realidade o que era da imaginação.

Plano Fisico:

“Dá direção e controle das forças naturais, conceder a liberdade da disciplina e outorgar eficácia aos processos orgânicos e as criações físicas e mentais."

Dois Pratos equilibrados da Balança do julgamento de Osíris. Ela significa o equilíbrio do poder e das possibilidades. Não adianta você só querer uma coisa. Também tem que poder fazer. A ação só acontece no equilíbrio.

Astro e a Casa:

Mercúrio em Virgem

Princípio:

"O Hierarca no ato de repartir a graça do seu ministério."

Dica da Cabalah:

He: O mistério do fogo vivente que só se infunde e difunde. A luz divina, a luz que vivifica, a religião universal, a iniciação nos ritos sagrados

EXEMPLOS

Exemplos:

Estudo - Trabalho intenso - Construção

Amor:

Você está construindo uma relação ou condições para desenvolver uma relação. Está preparando um ninho para o afeto.

Trabalho:

Desenvolvimento de bases. Estudo para uma profissão. Poupança para montar um negócio próprio. Cursos de aperfeiçoamento. Muito empenho. Você quer embasar sua atuação. Está aprendendo ou colocando tijolos, você está atrás de tudo que possa te apoiar.

Familia:

Mudanças trazem a necessidade de criar um cotidiano novo. Quem casa quer casa.

Caracter:

Trabalhador - Concreto - Prático